fbpx
Para escolas

05 de novembro de 2020

Blog Escolar: Porque sua escola precisa de um?

Blog escolar artigo

É viável desenvolver um blog escolar?

Vivemos uma época de grandes avanços tecnológicos. Muitos serviços, antigamente oferecidos presencialmente, iniciaram sua evolução no online. Estar conectado é sinal de estar atualizado e buscando inserir as inovações em seu produto.

Inúmeras empresas têm apostado no desenvolvimento digital e as campanhas do chamado Marketing Digital são um sucesso estrondoso. Redes Sociais, anúncios em plataformas digitais e a famosa produção de conteúdos. 

O digital se tornou parte de nossa rotina e quem não aplica em seu produto é deixado para trás. Mas, não vale apenas desenvolver o digital pelo digital, apenas colocar práticas sem a menor estruturação ou estudo.

Campanhas de Marketing Digital precisam ser bem elaboradas para que o resultado seja visível. Sem isso, todo projeto torna-se um gasto, um gasto desnecessário. 

E é sobre isso que falaremos no post de hoje. Você entenderá na prática sobre uma das aplicações mais famosas, relativamente baratas e que trazem resultados incríveis para seu Marketing Escolar: O Blog.

Fique neste post e entenda o porquê de fazer um blog escolar.

Blog da Escola – O que é?

Trazendo a definição básica do que é um blog nós temos:

O Blog é um site pessoal ou profissional, com publicações frequentes e que é comumente usado com um diário na internet.

E introduzindo ao universo escolar, temos: 

O Blog escolar é uma ferramenta comunicativa, informativa e de divulgação de eventos da instituição de ensino. 

A ferramenta pode ser uma ótima forma de divulgar cada acontecimento, diferencial ou conteúdo importante da escola. E o fácil acesso e a rapidez de publicações fazem desta estratégia uma opção ainda mais viável. 

Qual a importância do Blog escolar?

Agora introduzindo uma visão um pouco mais técnica e estrategista do Marketing Digital, temos o Blog da escola como uma possibilidade de informar toda comunidade escolar e as famílias, além atrair possíveis novos olhares. 

Uma boa estratégia de conteúdos pode aumentar a autoridade digital de sua instituição e fazer com que novos prospectos cheguem até o site da escola. 

Sendo assim, o desenvolvimento de um bom Blog pode fazer com que seu colégio tenha uma visibilidade ainda maior de uma forma gratuita. 

Lá você poderá: Veicular as novidades da escola, publicar atividades realizadas pelos alunos, possibilitar a troca de experiências e construir a autoridade da escola.

Depois de entender a importância, você deve estar se perguntando como pode criar seu blog escolar agora, não é?!

Então vamos colocar a mão na massa!

A fama é tanta que existem blog apenas para mostrar e dar dicas de como desenvolver um blog. E esta “metalinguagem” nos ajuda a perceber ainda mais a importância desta prática. 

Hoje em dia, felizmente, temos acesso a inúmeras ferramentas que possibilitam a criação de um blog. Das gratuitas e mais simples até as mais Premium e pagas. 

Para te mostrar o passo a passo desta criação usaremos uma das ferramentas mais famosas de criação de sites: O WordPress

WordPress é um sistema livre e aberto de gestão de conteúdo para internet, executado em um servidor interpretador, voltado principalmente para a criação de páginas eletrônicas (sites) e blogs online.

E para começar um Blog de forma gratuita basta acessar o site da companhia. 

Ao entrar na página você terá acesso a todo conteúdo e breves relatos sobre o funcionamento.

Clique em “Crie seu site” e comece!

Você verá as opções de preenchimento, escolhendo e-mail, nome de usuário e senha.

Depois de preenchido, você escolherá o seu domínio (a url do seu site ex: www.mindmakers.com.br) observando as possibilidades gratuitas ou pagas.

As opções gratuitas costumam não ter nomes tão intuitivos ou de fácil acesso, mas para começar é um ótimo passo!

Pronto! Agora basta começar a produzir conteúdos relevantes para seu Blog escolar. 

Mas não é tão simples assim… Para poder desenvolver conteúdos definitivamente relevantes você precisa se atentar a alguns pontos.

Como desenvolver conteúdos relevantes para meu Blog Escolar?

É importante ter em mente alguns fatores responsáveis pela relevância de seu blog da escola:

Um bom conteúdo

Não basta apenas digitar um texto enorme e cheio de informações. Um bom conteúdo precisa responder dúvidas, trazer análises práticas e um próximo passo para seu leitor. 

A maioria das pessoas busca em Blogs respostas e um passo a passo do que fazer. 

É interessante trazer atualizações da escola e novidades também, mas lembre-se sempre de se preocupar com a experiência de seu público alvo. 

No caso do blog escolar, pense na experiência das famílias e dos alunos ao lerem aquela publicação.

O próximo passo é começar a utilizar as técnicas de SEO.

SEO, o que é isso?

Para atrair novas pessoas para seu blog são necessárias algumas práticas e estratégias. É preciso posicionar-se em posições eficientes nos mecanismos de busca para ser visto no meio digital.

E um conjunto de estratégias importantíssimo para o sucesso de um blog é o uso do SEO.

O Search Engine Optimization ou SEO é um conjunto de técnicas que visa posicionar uma página nos primeiros resultados de mecanismos de busca online, como o Google.

Toda vez que uma página é publicada, os mecanismos de busca tentam indexá-la para que os usuários tenham acesso às melhores respostas por suas buscas. 

E a estratégia do SEO consiste em moldar seu texto para que os mecanismos de busca classifique seu texto como um importante resultado para busca dos usuários. 

Aplicar as técnicas do SEO são ótimas formas de ter um blog relevante e que se posiciona bem para seus clientes.

Saiba um pouco mais sobre o SEO para seu blog escolar:

Divulgue e seja visto!

Depois de produzir um bom conteúdo e utilizar técnicas de SEO, é preciso divulgar sua obra.

Usar as redes sociais da escola como meio de propagação do conteúdo são uma excelente forma de expandir a visibilidade de seu texto e, por consequência, de sua escola.

Poste no Instagram, Facebook, Linkedin e onde mais puder. Amplie os horizontes de propagação da sua escola e seja visto! 

Blog Mind Makers

Neste texto entendemos a importância de um Blog escolar, como criar um e quais as melhores práticas para incorporar a sua estratégia.

E você já deve saber que nós aqui da Mind Makers desenvolvemos com muita dedicação um Blog. 

Esse site nos permite estarmos mais próximos de nossas escolas parceiras, informar e trocar experiências. 

Esteja ligado aqui e tenha acesso a novos conteúdos toda semana! 

Copyright © 2021 Mind Makers. All rights reserved.