fbpx
Inovação

22 de outubro de 2020

Conteúdos inovadores: como escolhê-los para sua escola

conteúdos-inovadores-destaque

Caso prefira ouvir este post, basta apertar o play no áudio abaixo!

Sempre que tratamos do Marketing escolar e da captação de alunos, citamos a importância de adicionar conteúdos inovadores e que de fato vão agregar ao desenvolvimento e ao futuro do aluno. 

Além de funcionarem como um excelente diferencial para sua escola, os conteúdos complementares ou soluções complementares são de suma importância para a construção de uma boa jornada social, acadêmica e no mercado de trabalho no futuro de seus alunos. 

E como a Mind Makers vem estudando, desenvolvendo e desbravando os caminhos de conteúdos inovadores, traremos hoje um breve guia de como escolher a melhor solução complementar para a sua instituição.

Bom atendimento e estruturação frente aos conteúdos inovadores

Antes de começarmos a desenvolver sobre a importância da introdução de novos conteúdos, vamos falar um pouco sobre o atendimento e o clima organizacional de sua instituição.

Assim como dissemos nos últimos artigos divulgados aqui no blog, conteúdos inovadores e voltados para o futuro dos alunos são essenciais para o destaque e construção do diferencial da sua escola. Mas frente a isso temos a importância de desenvolver uma boa “linha de frente” para sua escola.

De nada adiantam grandes diferenciais, uma enorme estrutura, aulas inovadoras e engajadoras, se o atendimento “tête-à-tête” e até a estrutura de marketing da sua escola são defasados. As boas impressões devem vir da portaria até a sala de aula.

Vamos às compras:

loja-novos-conteúdos

Imagina-se em uma situação como o cliente de uma loja. Você precisa comprar uma jaqueta ou tênis cheio de tecnologia e super estiloso. Sua decisão já está praticamente tomada e aquele belo artefato da moda é quase seu. 

Chegando à loja, você se depara com um atendente totalmente mal humorado e cheio de falta de vontade. Ele solta pequenos resmungos e vira os olhos quando você pede o número um pouco maior. Mesmo assim, você quer muito aquele produto e insiste em ir até o caixa para pagar.

No caixa, o operador te olha com cara de desprezo e não dá a mínima atenção para o que você diz. Você para um pouco e olha novamente para aquele lindo tênis e acaba vendo dois defeitos na lateral direita. O tênis deixa de ser o mesmo.

Você dá meia volta e vai para casa certo de que aquele não era o produto ideal. 

Percebe o que aconteceu?

O produto era ideal, o calçado era lindo e funcional. Mas, o atendimento gerou uma experiência totalmente desagradável e você optou por ir para casa com seu tênis antigo. 

O que queremos trazer com esta analogia é: a experiência do consumidor está muitas vezes a frente de qualquer produto. O atendimento, o cuidado e o carinho durante a jornada de compra são fatores decisivos. 

E um cliente, um pai de aluno ou um aluno precisa ter uma boa jornada. A experiência e o “passeio” por sua instituição deve ser agradável. E essa estratégia unida de bons conteúdos e práticas são a chave de seu marketing escolar.

E se você quer saber um pouco mais sobre o Marketing Escolar e a Campanha de Matrículas 2021, acesse este link para nosso artigo.

Agora que já entendemos a importância de uma boa jornada e clima organizacional, vamos aos conteúdos inovadores e como escolhê-los. 

Qual a importância da adoção de Conteúdos inovadores?

A implantação de conteúdos inovadores ou as soluções complementares de apoio ao ensino é uma possibilidade de ampliação do processo de aprendizagem dentro das escolas. Com essa expansão conteudística, os alunos podem aprender e se desenvolver de inúmeras formas! 

E são diversas as alternativas, dentre elas estão as atividades socioemocionais, físicas, interativas e mentais. E essas novidades possibilitam uma formação integral, desenvolvendo as competências e as habilidades exigidas pelo futuro de seus alunos. 

Se formos analisar do ponto de vista geral, podemos citar alguns pontos específicos de benefícios da implantação de conteúdos inovadores. São eles:

Motivação dos alunos

Manter seus alunos engajados e com “sede de conteúdos” é muito importante para o desenvolvimentos das aulas e práticas. Alunos motivados aprendem mais e conseguem “digerir” melhor cada conceito aplicado.

Desenvolver processos que produzem estímulos aos estudantes pode determinar o comprometimento e foco. E isso, potencializa o aprendizado e, até, o processo de transmissão de conhecimento. 

Os educadores tendem a se sentir mais motivados e estimulados a expandir os métodos de ensino, se envolvendo mais com os alunos e conteúdo e aumentando a entrega de novos conhecimentos.

Melhores resultados no processo de aprendizagem

Principalmente na educação básica, os alunos necessitam de conteúdos mais dinâmicos e engajadores. Uma turma de 30/40 alunos precisa da fuga das aulas expositivas para o entrosamento e a imersão em conteúdo. 

A sinestesia é parte do processo de aprendizado e a união da turma para solução de desafios e práticas traz resultados visíveis. E a introdução de conteúdos inovadores pode ser a chave para esta mudança.

Desenvolvimento da autonomia dos alunos

A introdução de novos conteúdos permite o desenvolvimento de uma maior liberdade de criação e resolução de problemas.

As novas metodologias de ensino, por exemplo, as práticas tecnológicas são uma ótima forma de suprir as necessidades e expectativas dos alunos que se veem cada vez mais conectados e sedentos por informação. 

E práticas que introduzem novos conceitos, desenvolvem novas habilidades e geram a imersão em novos universos são muito importantes para que o aluno possa acelerar o processo de independência e protagonismo na criação e resolução de problemas.

O aprendizado contínuo

As novas práticas podem ser grandes responsáveis pela motivação a busca constante pelo aprendizado. 


O aluno ao ver-se rodeado por um universo interessante e com a possibilidade das práticas “mão na massa”, sente a vontade de buscar por novos ensinamentos e digestão de conteúdos inovadores. Além das práticas possibilitarem a consolidação dos saberes teóricos em uma forma mais divertida.

Custo benefício e atrativo para pais

Além dos conteúdos inovadores funcionarem como um diferencial atrativo para novos alunos, são um ótimo custo benefício. 

Para as famílias, matricular os filhos em atividades dentro da escola é uma ótima opção. A economia é visível no transporte, custos de matrícula e até mesmo de tempo. 

O aluno consegue desenvolver habilidades diversas dentro do ambiente escolar que já se encontra familiarizado. E nada melhor do que mostrar para as famílias que a instituição se preocupa com a formação integral e garantia de um ensino de qualidade.

Como e o que levar em conta na hora os melhores conteúdos inovadores?

Ecolha-de-novos-conteúdos

Como vimos ao longo do texto, existem inúmeras opções de escolha para o desenvolvimento de novas práticas e conteúdos. Das práticas tecnológicas ao ensino bilíngue. 

Mas, o que levar em consideração no momento da escolha?

Metodologia

No momento da escolha de novos conteúdos, a escola deve voltar seu olhar à metodologia. 

Deve-se observar se o programa apresenta um viés tradicional ou práticas pedagógicas são disruptivas, possibilitando um aprendizado mais dinâmico e imersivo. 

Outro aspecto relacionado a metodologia é saber se a solução e o seu material didático estão adequados às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Competências desenvolvidas com os novos conteúdos 

Muitas famílias, no momento da escolha por novas práticas, voltam os olhares para a demandas do novo século. Uma formação integral e completa precisa ser um dos pontos para escolha de novos conteúdos.

As novas soluções devem estar voltadas a práticas inovadoras, com metodologias atualizadas e encaixe nas exigências do futuro.

Marketing 

Um outro ponto importante para a análise durante a escolha de conteúdos inovadores é o suporte de marketing da nova solução.

Muitas instituições não têm o conhecimento avançado ou até intermediário para desenvolver uma nova estratégia de captação e retenção voltando-se aos novos conteúdos.

E a nova contratação deve possuir uma implementação, acompanhamento e treinamento prático de marketing para as vendas desta. 

seja-parceiro-mind-makers

Diálogo cultural entre instituição e novos conteúdos

Deve também ser levado em conta, no momento da escolha de novas soluções, o diálogo cultural e fit com a identidade da escola. 

Não basta simplesmente introduzir um novo conteúdo sem critérios e com uma enorme disparidade conteudística entre as aplicações da instituição. É preciso o diálogo entre a nova contratação e a identidade, estrutura e desejos da escola.

Conclusão

Agora já entendemos a importância do atendimento e clima organizacional frente a escolha de novos conteúdos, o que são conteúdos inovadores de fato e como escolhê-los.

Atente-se a cada um dos pontos citados no texto, cruze os desejos e almejos da escola às novas contratações e mantenha as famílias e alunos bem informados sobre as novas práticas aplicadas. 

E se você quer saber como a Mind Makers pode introduzir em sua escola conteúdos inovadores, práticas “mão na massa” engajadoras e com embasamento teórico clique aqui!

Copyright © 2021 Mind Makers. All rights reserved.