fbpx
Inovação

30 de junho de 2020

Educação na quarentena: Como facilitadores das Disciplinas Mind Makers têm lidado com o novo normal

educação na quarentena

Vivemos um momento histórico, a pandemia do covid-19 mudou a realidade de todo o planeta. O presencial tornou-se digital e nossas casas tornaram-se o escritório, a sala de aula e o local de descanso. O novo normal chegou e a educação passou por grandes transformações. (Leia também o post sobre como conduzir alunos e familiares no cenário atual)

O ensino emergencial à distância foi a única opção viável para dar continuidade às transformações da educação na quarentena e profissionais tiveram que se desdobrar. 

Durante os meses do isolamento social, as equipes escolares e a Mind Makers têm firmado ainda mais a parceria, criando saídas e trazendo novas formas de impactar a vida de nossos alunos. E aqui neste post você vai ler o relato de dois facilitadores que têm entrado de cabeça nas novas formas de aplicação e que estão transformando sua maneira de ensinar e de aprender.

download-guia-escolas-quarentena

Educação na quarentena: Como têm sido as aulas Mind Makers

A seguir, traremos duas visões sobre as aulas durante o período de ensino emergencial a distância, a partir da vivência dos facilitadores de nossas disciplinas Empreendedorismo Criativo e Pensamento Computacional.

O primeiro depoimento foi feito por Walber Breno, facilitador do Pensamento Computacional no Colégio Santa Sofia de Garanhuns – PE . Ele conta um pouco sobre como as aulas e os projetos desenvolvidos pela Mind Makers para o ensino à distância têm impactado a sua vida e a de seus alunos.

O segundo relato é de Thalita, mãe, professora de biologia e facilitadora do Empreendedorismo Criativo no colégio Gabarito de Araxá – MG. Durante a quarentena ela tem se multiplicado para conseguir ajudar seus alunos e estar presente nas atividades de seu filho.

O maior desafio dos dois é sempre permanecer inovando, co-criar com seus alunos e manter a turma engajada. Leia a seguir o que eles nos contaram.

Walber e a super conexão no virtual:

Poxa vida, que saudade do contato entre nossos alunos, vê-los animados para desenvolver meios de cumprir desafios, sejam eles mão na massa ou práticas de programação. Que vontade de ouvir um “êbaaaaaa, consegui!” Poxa que gratificante. Porém essas alegrias agora estão um pouco mais distantes, mas de fato a adaptação de atividades makers para o ensino à distância, aliadas às práticas CODE, estão mexendo muito com essa geração de mentes brilhantes em lapidação. 

Nossa garotada por aqui está “a todo vapor”, criando programações e utilizando-as no novo dia-a-dia escolar. Que satisfação vê-los evoluir e receber feedbacks virtuais! É muito bom ouvi-los dizer: “Que pena que a aula está terminando…”.” 

Abaixo Walber também nos trouxe relatos sobre algumas de suas aulas sobre linguagens de programação:

.

Relato de aula 1:

As aulas Mind Makers são bem interativas e legais, estou aprendendo bastante com as atividades que são passadas no code e essas aulas também dão auxílio na prática da língua inglesa, por ter em sua maioria códigos em inglês.

Educação na quarentena
Atividade realizada pela aluna 8° ano A

.

Relato de aula 2:

As aulas de robótica online estão sendo muito legais e nelas estamos aprendendo muito sobre pixelização e programações. As lições para fazer no code são ótimas para que os alunos não fiquem entediados durante essa quarentena, além de trazer conhecimentos para vida toda.

Educação na quarentena
Atividade realizada por aluna do 7° ano

Thalita e a jornada para transformar a educação na quarentena:

Para mim tem sido bastante desafiador o contexto. Durante a educação na quarentena, preciso buscar alternativas para que as aulas não fiquem tão cansativas, pois a princípio a proposta seria apresentar slides e falar sobre esses slides, mas isso ficou muito massante e sentimos muita falta de um contato mais forte. 

A nova proposta para solucionar a excessiva falta de interação foram as aulas ao vivo. Poder interagir novamente, foi muito incrível!  É muito gratificante ouvir as vozes e ler mensagens de cada aluno.

Durante este período eu tive q me virar, montei um estúdio de gravação em meu próprio quarto. Meu cantinho acabou virando meu local de trabalho.

A disciplina de Empreendedorismo Criativo tem ajudado a mim e aos alunos a termos um maior gás. Nos ajuda a buscar alternativa para os estudos e sair fora da caixa para podermos encontrar nova soluções diante esse cenário. 

O conceito de ser criativo e empreender veio a calhar e nos ajudou muito. Estamos todos fora da caixa, vivendo um momento inédito e que ninguém jamais previu. Falar sobre isso, conversar e trocar ideias durante as aulas tem trazido esse alívio e “respiro” para todos nós. Vários alunos enviam comentários e depoimentos sobre o refúgio e  apoio recebido diante toda essa loucura. 

Educação na quarentena

A Mind Makers elaborou um material especial que fala sobre o estudo e optei por pausar a programação da apostila tradicional e investir na apostila nova que falava sobre gestão da atenção, sobre métodos de estudo em casa, maneiras de se concentrar, etc. Isso foi maravilhoso, pois todos nós nos cobramos muito.

Estamos todos cansados, trabalhando cerca de 15/16 horas por dia. Eu geralmente acordo às 7 e fico até às 20 horas. E receber palavras que fazem com que sejamos compreendidos tem sido muito importante. Consegui passar a apostila em 3 ou 4 aulas e ainda encaixar todo conteúdo da apostila tradicional. Contava sobre as dicas de estudos e introduzia conceitos do conteúdo da disciplina para não perdermos tempo.

Estou feliz, bem cansada, mas tenho muito a agradecer pelo Empreendedorismo Criativo por nos permitir abrir a mente e transformar a forma com a qual aprendemos e lidamos com momentos diferentes da vida. Até mesmo meu filho, assistindo às minhas aulas, criou seu projeto. Vivência e prática mudam nossas experiências. 

Acredito muito nessa proposta!

“A educação na quarentena nos fez repensar nossas formas de criar”

A partir dos relatos de nossos facilitadores conseguimos enxergar a grandeza e as aplicações em momentos novos das disciplinas Mind Makers. Os intemperes da nova realidade fizeram com que todos nós precisássemos transformar nossas formas de atuar e criássemos novas formas de trabalhar e ensinar. 

O apoio e a parceria entre a Mind Makers e as escolas e equipe têm sido essencial para que possamos nos adaptar e concluir os novos desafios deste momento histórico. Somos muito gratos a todos vocês e esperamos que tudo se renove logo, para que abraços e sorrisos possam ser vivenciados no ao vivo e a cores da vida real. 

.

seja-parceiro-mind-makers

Copyright © 2021 Mind Makers. All rights reserved.