fbpx
Para escolas

28 de julho de 2020

Educação pós pandemia: quais serão as principais mudanças e tendências?

educacao-pos-pandemia

Nossa realidade foi completamente transformada por um ser invisível. O Covid-19, causou uma pandemia que virou nossas rotinas de cabeça para baixo e mudou todo o planejamento feito para o ano de 2020. 

O contato físico tornou-se uma ameaça e profissionais de todas as áreas precisaram se desdobrar e criar novas formas de lidar com as tarefas do cotidiano. 

Com a educação não foi diferente. Educadores de todas as partes do mundo enfrentam um dos maiores desafios do século. Todos passaram a se conectar virtualmente e fizeram adaptações às pressas para atender a nova demanda: as aulas online. 

download-guia-escolas-quarentena

Já vivemos quatro meses desta rotina de encontros virtuais. Desenvolvemos novas formas de ensinar e de aprender, mas agora já se faz necessário refletir sobre a educação pós-pandemia e fazer planos para um novo futuro. 

E este post feito pela Mind Makers vai te contar sobre o que esperar da educação pós-pandemia. Vamos nessa com a gente?

.

Tecnologia e a educação pós-pandemia

Durante a pandemia as inovações tecnológicas têm sido nossa maior aliada. Todo processo educacional e comunicativo tem sido feito através das ferramentas virtuais. A relação entre professores, gestores e alunos com o mundo das conexões foi completamente reformulada. 

Todas as resistências e receios da internet foram quebradas e conseguimos projetar uma aceitação e integração muito maior entre sala de aula e a tecnologia no pós-pandemia. A assimilação de novas tecnologias conecta-se às novas formas de ensino e aprendizado fazendo com que o ambiente escolar esteja ainda mais atualizado. 

O uso de novas ferramentas possibilitará um ensino composto por um hibridismo em automatizações e processos cada vez mais fluidos em sala. O aluno se verá mais envolvido por seu entorno e o vínculo entre turma e professores terá um grande “upgrade”. 

E este “upgrade” mostra-nos uma grande mudança também desenvolvida durante a pandemia e ocasionada pela tecnologia nos processos comunicativos da escola.

.

Comunicação com as famílias na educação pós-pandemia

educacao-pos-pandemia

É nítida a mudança nas relações comunicativas da escola durante a pandemia. Vemos uma maior conexão entre a escola e as famílias, entre os alunos e a escola e até mesmo entre as famílias e o processo de aprendizagem dos alunos. 

A família vê-se muito mais conectada e presente durante as aulas e na realização das tarefas. Firmou-se uma parceria ainda mais forte entre os núcleos de relação dos alunos. E com certeza essa parceria se manterá pós-pandemia. 

A presença familiar e a facilitação comunicativa causada pela integração tecnológica na pandemia continuará a todo vapor com a volta às aulas presenciais. O uso de ferramentas como o Whatsapp, que trazem uma grande praticidade de contato, será imprescindível e um fator quase que obrigatório para um bom funcionamento do núcleo escola/família. 

A tecnologia e a comunicação ativa e prática também irão se conectar a novas formas de aprendizado, criando uma maior importância destas aplicações ao ambiente escolar. Novas práticas pedagógicas e conteúdos precisam ser inseridos.

.

Um novo olhar para as metodologias ativas 

A estruturação do ensino emergencial à distância nos traz um grande questionamento em relação ao modelo conteudista de ensino. As aulas expositivas (mesmo que necessárias) tornaram-se ainda mais complicadas no molde em que o aluno tem a tecnologia e até a distração na palma de sua mão.  

A necessidade de novas práticas e metodologias que trazem uma maior participação ativa dos alunos é completamente visível. E a tecnologia pode ser uma grande aliada a este modelo de ensino, possibilitando que novas ferramentas sejam inseridas neste movimento. 

A educação pós-pandemia exigirá ainda mais de uma participação ativa dos alunos, onde a mão na massa e o desenvolvimento de projetos tornam-se essenciais para o engajamento. Uma mudança de formato e a aplicação de novos conteúdos serão de suma importância.

.

A Mind Makers e a educação pós-pandemia

educacao-pos-pandemia

As disciplinas Mind Makers em um cenário pós-pandemia tornam-se muito mais relevantes. A aceleração das tecnologias digitais provocada pela necessidade compulsória de estarmos conectados foi uma grande impulsionadora da relevância de nossos conteúdos.

A criatividade, assim como o desenvolvimento de habilidades que nos permitem pensar fora da caixa e desenvolver novas soluções é extremamente importante para a sobrevivência em uma sociedade de fatores imprevisíveis. 

E a Mind Makers tem se preparado cada vez mais para os novos intempéries de um futuro de possibilidades incertas. Trabalhando para conter as mais variadas necessidades das escolas, seja no ensino híbrido, totalmente presencial ou o ensino à distância.

Firmamos ainda mais esta parceria e conexão entre nossa equipe, conteúdo e as escolas. E estamos trabalhando fortemente para desenvolver novas saídas e soluções para o futuro da educação pós-pandemia.

Vamos juntos projetar um futuro melhor!

seja-parceiro-mind-makers
1

Copyright © 2021 Mind Makers. All rights reserved.