fbpx
Mind Makers

23 de setembro de 2020

Novo Ensino Médio: Como a Mind Makers trabalha os quatro eixos estruturantes

novo ensino medio

O Novo Ensino Médio, um projeto de lei que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e estabeleceu uma mudança na estrutura do ensino médio, entrará em vigor logo mais. E grandes discussões vêm sendo tratadas sobre a aplicação de novos conteúdos e novas práticas que influenciarão o desenvolvimento de novas habilidades aos alunos. 

O projeto tem como objetivo garantir e introduzir o desenvolvimento de competências importantes para que os alunos estejam preparados para os reais desafios do futuro. Habilidades tais como o protagonismo do aluno fazem parte dos desenvolvimentos do novo ensino médio. 
E para a padronização e organização, os  os currículos escolares dessa etapa devem seguir as diretrizes da Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM) que se dividem em:

  • Uma formação geral básica, introduzindo Linguagens e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Completando uma carga horária total máxima de 1.800 horas;
  • Os famosos itinerários formativos, um conjuntos de atividades que aprofundam áreas de conhecimento ou a formação técnica e profissional, com uma carga horária total mínima de 1.200 horas.

E é sobre os itinerários formativos do novo ensino médio que vamos falar neste post. Te explicaremos como as disciplinas Mind Makers, em especial o Empreendedorismo Criativo, trabalham e desenvolvem as diretrizes dessas novas atividades. 

Mas antes, vamos entender melhor o Itinerários Formativos. 

O que são os Itinerários Formativos do novo ensino médio?

novo ensino medio

Explicando resumidamente, os itinerários formativos são uma formação à parte que o estudante escolherá a partir de suas preferências e intenções de carreira. 

A escolha têm o objetivo de aprofundar o processo de aprendizagem, consolidar a formação integral dos estudantes e desenvolver habilidades que permitam que os alunos tenham uma visão ampla de mundo e sejam capazes de tomar decisões dentro e fora da escola. 

E os Itinerários são divididos em 3 tipos:

Área do conhecimento:

Ampliam, aprofundam e trazem uma aplicabilidade prática do estudo de uma específica área do conhecimento. 

  • Linguagens e suas tecnologias
  • Matemática e suas tecnologias
  • Ciências da natureza e suas tecnologias
  • Ciências humanas e sociais aplicadas

Formação técnica e profissional

Itinerários voltados ao mercado de trabalho e a preparação prática para o futuro. 

  • Qualificação profissional
  • Habilitação profissional técnica de nível médio
  • Formações experimentais

Integrado

A combinação dos dois tipos de itinerários. Introduzindo aplicapilidades e conteúdos.

E o que são os Eixos Estruturantes?

novo ensino medio

Os itinerários formativos do novo ensino médio se desenvolvem a partir de 4 eixos estruturantes. Esses eixos conectam experiências educativas com a realidade contemporânea e auxiliam os alunos a desenvolverem habilidades relevantes para a formação.

O eixos são:

1. Investigação científica

Investigação da realidade a partir de vivências e experiências práticas da realidade. 

Os alunos formam-se adquirindo conhecimento científico, desenvolvendo o pensar e fazer científico e a compreensão e capacidade de resolução de problemas cotidianos. Além da capacidade técnica para promover o desenvolvimento local e melhoria da qualidade de vida da comunidade.

2. Processos criativos

Elaboração de projetos com foco em criatividade. Os alunos desenvolvem trabalhos com um série de manifestações linguísticas, culturais e científicas. Adquirindo conhecimento em arte, cultura, ciência e possibilitando a criação de soluções inovadoras para a sociedade.

3. Mediação e intervenção cultural

Envolvimento na vida pública via projetos de mobilização e intervenção sociocultural. A ideia deste eixo é oferecer aos alunos as ferramentas necessárias para que possam promover transformações positivas na comunidade a partir do contato com projetos de mobilização e intervenções culturais e ambientais.

4. Empreendedorismo

Esse eixo tende ao estímulo dos alunos para que possam criar projetos pessoais a partir da identificação de desafios, o planejamento de testes e o aprimoramento desta ideia esboçada.

O aluno passa a identificar desejos e inspirações pessoais que gostaria de transformar em um empreendimento, além de enfrentar desafios em relação às próprias capacidades e à receptividade do mundo externo.

E como a Mind Makers trabalha as diretrizes do Novo Ensino Médio?

novo ensino medio

A disciplina de Empreendedorismo Criativo é uma forma de trazer todos esses tópicos para dentro da escola, em trabalhos individuais e coletivos, por meio de aulas dinâmicas, do desenvolvimento de projetos e do conhecimento de cenários futuros possíveis. E, além disso, estimular o desenvolvimento humano global dos alunos, para que sejam capazes

de construir uma sociedade mais justa, ética, democrática, responsável, inclusiva, sustentável e solidária.

A conexão principal da disciplina ao ato de empreender possibilita diversos desenvolvimentos. 

Empreender Mobiliza conceitos das áreas do conhecimento:

• Linguagens e suas Tecnologias

• Ciências Humanas e Sociais Aplicadas

• Ciências da Natureza e suas Tecnologias

• Matemática e suas Tecnologias

Além de Competências específicas do componente curricular

  •  A capacidade de testar, combinar, modificar e gerar ideias para criar formas novas de atingir objetivos e resolver problemas;
  •  A capacidade de empreender colaborativamente, tomar decisões, planejar e realizar ações em conjunto;
  • O reconhecimento das próprias aptidões e potencialidades, associando-as a possíveis percursos acadêmicos e projetos profissionais, refletindo sobre perspectivas para o presente e futuro.
  • A conquista da autonomia para aprender e colaborar com a aprendizagem dos outros, reconhecer a importância do conhecimento adquirido e utilizá-lo para tomar decisões na vida cotidiana.
  • A capacidade de enxergar amplamente dilemas, relações, desafios, tendências e oportunidades no mundo do trabalho. Identificar um espectro amplo de profissões e suas práticas e reconhecer o valor do trabalho como fonte de realização pessoal e de transformação social.

As habilidades deste itinerário perpassam todas as áreas do conhecimento previstas, trabalhando de forma interdisciplinar e todas as competências gerais previstas na BNCC. Os eixos estruturantes das Diretrizes Curriculares para o Ensino Médio também serão contemplados durante a disciplina do Empreendedorismo Criativo, da seguinte forma, nos seguinte eixos:

Investigação Científica:

Será contemplada ao longo de todos o módulos. Os alunos buscarão entender melhor as questões e pessoas envolvidas em seus projetos, fazendo pesquisas, entrevistas e análise de dados.A partir da demanda levantada eles precisaram mobilizar as competências e habilidades trabalhadas em  diferentes áreas do conhecimento.

Processos Criativos:

É estruturante da disciplina tendo em vista que empreender sempre é um processo criativo. A criatividade é uma habilidade que pode ser desenvolvida através da aquisição de repertório, processo e foco. Desenvolvê-la é um processo que só acontece se cada um se coloca aberto a experimentar, rompendo bloqueios. Estes, nos acompanham durante a vida, mesmo sem os notarmos: o medo de errar, a visão de não ser criativo, a crença de que só existe uma resposta certa, de que pedir ajuda pode aparentar fraqueza. Trabalhá-los e rompê-los é um processo. O desenvolvimento da criatividade auxilia na busca em construir soluções inovadoras para os problemas ou necessidades identificadas através dos projetos desenvolvidos.

Mediação e Intervenção Sociocultural

Tem como objetivo na disciplina auxiliar os alunos a perceber a historicidade presente em aspectos diversos da vida social, promovendo um processo de desnaturalização do mundo à sua volta. Nutrindo a consciência da responsabilidade do jovem e sua atuação e reconhecimento enquanto um sujeito histórico,os estudantes buscarão resolver problemas ou necessidades do mundo real, na própria escola, nos seus bairros e/ou até mesmo na cidade.

Empreendedorismo

É estruturante da disciplina.  A visão que deseja-se passar é a de que empreender não é só abrir uma empresa, empreender é uma postura. Uma postura voltada para a ação, uma lente para lidar com a vida com menos foco em acertar sempre e maior foco em aprender sempre. Os

estudantes serão estimulados a desenvolver empreendimentos pessoais ou coletivos alinhados com o seu projeto de vida, ampliando as habilidades relacionadas ao autoconhecimento.

Mind Makers e sua escola trabalhando em conjunto no Novo Ensino Médio

A introdução de novos conteúdos pela Mind Makers é um passo definitivo para o desenvolvimento das novas metodologias e colocações do Novo Ensino Médio.

Com toda a estrutura já desenvolvida e os alunos mais adaptados ao novo modelo sua escola pode estar passos a frente para um novo futuro.

novo normal

Copyright © 2021 Mind Makers. All rights reserved.