fbpx
Inovação

17 de julho de 2020

Escolas inovadoras: Case de sucesso Colégio São Francisco Xavier

Escolas Inovadoras - Colégio São Francisco Xavier

A tecnologia já faz parte do nosso dia a dia e, no ensino, isso não poderia ser diferente. Escolas inovadoras já estão se adaptando à essa nova realidade e se planejando para preparar os seus alunos para um futuro em que a Internet das Coisas (Iot) e a Inteligência Artificial (IA) não serão mais novidades, mas sim algo corriqueiro.

Nesse sentido, disciplinas como Pensamento Computacional e Empreendedorismo Criativo permitem que crianças e adolescentes apliquem as tecnologias digitais para solucionar problemas multidisciplinares. Além, claro, de desenvolver habilidades como criatividade, trabalho em equipe, empatia, entre outras que nenhum computador ou máquina conseguirá substituir. 

E, para mostrar como tudo isso acontece na prática, hoje, vamos te apresentar um case de sucesso da Mind Makers. No Colégio São Francisco Xavier, em Ipatinga, Minas Gerais, a disciplina de Pensamento Computacional tem ajudado a instituição a preparar alunos para encarar de frente os desafios dessa nova era. 

Escolas inovadoras Mind Makers: case Colégio São Francisco Xavier

O conhecimento abre as portas para o futuro e, com a ajuda da Mind Makers, o Colégio São Francisco Xavier passou a investir em conhecimentos que vão além do ensino tradicional. Em 2019, a instituição implementou a disciplina de Pensamento Computacional em sua grade curricular e tem ajudado a preparar seus alunos para os desafios futuros.

seja-parceiro-mind-makers

O objetivo de ofertar o curso, de acordo com a Pedagoga da Tecnologia Educacional e Inovação da escola, Giscelle Silveira foi: “contribuir para que os alunos tenham uma formação completa, formando mentes mais brilhantes e criativas.”

Para tanto, o colégio utiliza a tecnologia como uma grande aliada. “É por meio delas que conseguimos tornar as aulas mais prazerosas e trazemos melhorias nas práticas pedagógicas, em que o aluno assume o papel de protagonista do seu aprendizado”, completa a pedagoga.

Atualmente, a disciplina é ofertada para 1.490 alunos da instituição, do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Para tanto, a escola conta com uma estrutura completa para que os alunos desenvolvam as atividades propostas:

  • 2 salas de Pensamento Computacional
  • Sala multimeios
  • 44 estações de trabalho
escolas-inovadoras

“É uma disciplina que nos prepara para atuar em profissões do futuro, em trabalhos que ainda podem surgir no mundo”, comenta o aluno Cauan, do Ensino Fundamental 2 do Colégio.

A parceria com a Mind Makers tem sido um sucesso tão grande entre professores, pais e alunos, além de trazer resultados positivos para a escola, que a ideia do Colégio São Francisco Xavier é de expandir o projeto em 2020 para os alunos do Ensino Médio.

Com isso, será implementada uma nova disciplina, a de Empreendedorismo Criativo, que atenderá, em média, 395 alunos ao ano.

Escolas inovadoras trazem disciplinas únicas e metodologia exclusiva

escolas-inovadoras

Ao unir técnicas do ensino híbrido à aprendizagem ativa, socioemocional e sociointeracionista, a Mind Makers traz uma metodologia de ensino que permite explorar todo o potencial dos conteúdos de seus cursos e disciplinas de Pensamento Computacional e Empreendedorismo Criativo.

Com uma metodologia própria, que abrange padrões curriculares nacionais e internacionais, além de uma linha de aprendizagem única, a Mind Makers permite que a instituição parceira acompanhe todo o percurso do aluno ao longo dos módulos.

Ou seja, é uma entrega que vai muito além do conteúdo: nós nos preocupamos em oferecer para escolas e alunos não apenas o planejamento e as ferramentas necessárias para o desenvolvimento dos estudantes, mas todo o suporte para a implementação de seu programa e disciplinas.

seja-parceiro-mind-makers

Copyright © 2021 Mind Makers. All rights reserved.