fbpx
Mind Makers

04 de dezembro de 2020

Finalização do ano letivo no ensino remoto: Boas práticas

equipe e a finalização do ano letivo

Chegou Dezembro e o ano de 2020 está no fim. Que ano, hein?!

2020 foi o momento das maiores transições mundiais já vividas. A pandemia veio como uma das ondas mais rápidas e avassaladoras e tudo mudou. A forma de lecionar e de aprender, a gestão escolar e até a gestão familiar, tudo foi transformado. 

Absolutamente todas as tradições e costumes mudaram graças a um ser microscópico e a finalização do ano letivo também será diferente. Novas práticas foram traçadas (como o ensino híbrido) e as novidades deixam alguns apreensivos e é por isso que trouxemos um artigo que vai te contar algumas boas práticas para ajudar nessa finalização de um ciclo tão conturbado.

Finalização do ano letivo: O que o ano ensinou?

Não podemos afirmar que 2020 foi um ano perdido. A mudança nos tirou da zona de conforto e fez com que inúmeros aprendizados viessem à tona.

A pandemia fez com que nossos olhares fossem voltados a novas práticas. Muitos estão desenvolvendo outras aptidões, como a abertura ao novo, criatividade e resiliência emocional. Educadores se reinventaram e a resiliência e empatia desenvolvidas foram algo de se impressionar. 

Dizer também que o ano foi fácil e que só tivemos ótimos momentos seria uma afirmação completamente leviana, mas bons frutos foram colhidos. O socioemocional foi um dos pontos mais bem desenvolvidos durante esse conturbado período. 

Especialistas afirmam que as habilidades socioemocionais desenvolvidas durante os esforços de 2020 estão diretamente ligadas ao desenvolvimento pessoal e escolar. 

E precisamos destacar o lindo esforço da comunidade escolar que tem se desdobrado e encontrado a cada dia novas formas para incentivar e transformar a experiência neste período. 

E essa união da comunidade escolar é o próximo tópico dos pontos mais importantes para a finalização do ano letivo no ensino remoto.

União da comunidade escolar

finalização do ano letivo e a turma

O senso de comunidade em si já representa a união, mas é preciso de uma verdadeira junção e o desenvolvimento de um time.

O time escolar precisa estar cada vez mais unido, para que, guiados por uma boa liderança, possam obter resultados incríveis. E isso não só na pandemia. 

O fator “pandemia” exige ainda mais desse sentimento coletivo e do desenvolvimento em um núcleo de todas as atividades. A finalização do ano letivo precisa ser aplicada em grupo e as decisões precisam ser democrática e assertivas.

Este é o período de fechamento de ciclos, de aprovações ou reprovações e de decisões que vão interferir diretamente no futuro de toda comunidade. E todo o processo decisivo precisa ser muito bem planejado. 

Este é o momento de uma gestão cautelosa e democrática para o sucesso em cada acontecimento e fechamento. Unir-se para um resultado incrível em um bem maior.

Reunir-se para o bem maior

equipe e a finalização do ano letivo

Uma estratégia importante tomada por diversos gestores escolares durante esse período é a realização de diversas reuniões com o time. E durante a pandemia isso não pode ser diferente (só que no online).

As decisões finais precisam ser de extrema assertividade. Aprovações e reprovações precisam ser avaliadas e tudo ano letivo precisa ser analisado de forma estratégica.

Olhar o que acertou e melhor o que errou.

Em um parecer com orientações para o retorno escolar, organizado em colaboração com o Ministério da Educação (MEC), o Conselho Nacional de Educação (CNE) deixou clara a recomendação de evitar reprovações neste ano.

 “O CNE reconhece que as decisões acerca dos critérios de promoção são de exclusiva competência dos sistemas de ensino, das redes e de instituições. No entanto, recomenda fortemente adoção de medidas que minimizem a evasão e a retenção escolar neste ano de 2020. Os estudantes não podem ser mais penalizados ainda no pós pandemia”, diz o documento.

“A reprovação só pode ser feita quando o aluno tem acesso a um conjunto de aprendizagens e não tem o desenvolvimento mínimo necessário. Neste ano, nós não podemos fazer dessa forma. Não é aprovar automaticamente, o que propomos é um contínuo curricular, em que aos alunos só serão aprovados após a avaliação diagnóstica”, diz Mozart Neves Ramos, membro do CNE.

Este foi um ano de observações, experimentos e mudanças e as reprovações podem ser um ponto de descarte para facilitar esta reorganização de ciclo e para entendermos como deve-se seguir o ano de 2021. (Conheça boas práticas para a campanha de matrículas 2021)

Importância da socialização para finalização do ano letivo no ensino remoto

Após todo o entendimento dos aspectos operacionais e importantes para um bom fechamento de ciclo, precisamos também realizar alguns “processos” culturais e que vão reforçar a união da equipe escolar.

Assim como reuniões para a organização e para a tomada de decisões são importantes, os encontros descontraídos e com aspectos mais informais também têm muita importância.

Conversas, risadas e até jogos fazem com que a equipe sinta ainda mais essa sensação de união e familiaridade. E essa sensação é tão importante como a de deveres profissionais cumpridos. 

A equipe precisa estar unida e ter uma boa relação para que o ano letivo seja finalizado de forma concreta e o próximo ano seja planejado com sucesso.

Uma ótima dica para o fim do ano é realizar um “amigo oculto remoto”.

Amigo oculto remoto: Uma divertida prática

amigo oculto na finalização do ano letivo

Já pensou em realizar um amigo oculto remoto? 

Todos amamos fazer amigo oculto, não é?! Ganhar presentes, presentear os queridos colegas e dar boas risadas com aquele presente errado. E, mesmo durante a pandemia essa prática ainda pode acontecer.

Um dica é usar sites como Amigo Secreto para realizar o sorteio e utilizar os deliverys disponíveis para enviar o presente. Enviar um comida gostosa por Apps de alimentação, enviar um presente divertido encomendado pela internet são ótimas pedidas. 

Realizar um Happy Hour online e entregar os presentes neste período pode ser também uma chance de diversão garantida e senso de união estabelecido. 

Conclusão

Entendemos os principais pontos para a finalização do ano letivo. O que deve ser feito, o que não deve ser feito, quais as melhores práticas para união de equipe e comunidade escolar e ainda como trazer momentos divertidos em um bom amigo oculto no estilo remoto. 

As práticas trazidas no texto são de suma importância para o sucesso deste fim de ano e do início e desenvolvimento do próximo. Por isso, atente-se a cada ação e vamos juntos transformar o próximo ano! 

Copyright © 2021 Mind Makers. All rights reserved.