fbpx
Mind Makers

27 de fevereiro de 2020

Mind Makers: Uma jornada pelo futuro da educação

Seja bem-vindo ao blog da Mind Makers! É com imenso prazer que te recebemos em nosso novo canal de comunicação.

Nesse primeiro post, contaremos um pouco sobre a jornada da Mind Makers e o que temos feito para ajudar a transformar a educação no Brasil.

2015: o início de tudo

O início da nossa história é marcado por duas mudanças simultâneas que, por incrível que pareça, não foram combinadas.

Em 2015, João Lacerda e Paulo Alvim, os profissionais responsáveis pela concepção e desenvolvimento dos conteúdos da Mind Makers, estavam num processo de transição em suas respectivas carreiras.

Na época, João era um executivo da área da Educação e Paulo um empresário da Computação. Ambos decidiram deixar os seus cargos para empreender o próprio futuro. E o destino os uniu!

Foto dos dois sócios fundadores da Mind Makers
Paulo Alvim e João Lacerda

Os empreendedores se juntaram para desenvolver um modelo de negócio inovador que resultasse em uma mudança no processo de aprendizagem e que colaborasse para o desenvolvendo de habilidades imprescindíveis para o futuro dos jovens.

O mercado da educação vinha passando por um momento turbulento. Muitas novidades surgiam e a mentalidade e receptividade começava a se abrir para mudanças.

Para movimentar o setor era necessário algo muito bem estruturado e que fosse construído com paixão. E essa foi exatamente a premissa que Paulo e João seguiram para criar a Mind Makers.

Em 2015, os sócios visitaram países líderes dos rankings educacionais para pesquisar tendências, metodologias e os novos recursos educacionais. E depois partiram para a mão na massa!

A união de um empreendedor experiente em Tecnologia e outro especialista em Educação deu origem a uma ideia que traria disrupção e inovação ao mercado educacional.

Surgia assim o Pensamento Computacional, primeiro disciplina da Mind Makers. 

O que é Pensamento Computacional?

Pensamento Computacional: o primeiro conteúdo da Mind Makers

Antes de contarmos sobre o desenvolvimento do conteúdo, é importante esclarecer o que é o Pensamento Computacional.

download-artigo-pc

De acordo com a Sociedade Internacional de Tecnologia em Educação (ISTE) e a Associação de Professores de Ciência da Computação (CSTA), o Pensamento Computacional é um processo de resolução de problemas, que inclui (mas não está limitado a) as seguintes características:

  • Formular problemas de uma forma que nos permita usar um computador e outras ferramentas para ajudar a resolvê-los. 
  • Organizar e analisar logicamente os dados. 
  • Representar dados através de abstrações como modelos e simulações. 
  • Automatizar soluções por meio de pensamento algorítmico (uma série de etapas ordenadas). 
  • Identificar, analisar e implementar possíveis soluções com o objetivo de alcançar o máximo combinação eficiente e eficaz de etapas e recursos.
  • Generalizar e transferir este processo de resolução de problemas para uma ampla variedade de problemas.

Essas habilidades são apoiadas e aprimoradas por várias disposições ou atitudes que são dimensões essenciais do Pensamento Computacional, incluindo:

  • Confiança em lidar com a complexidade. 
  • Persistência no trabalho com problemas difíceis.
  • Tolerância com ambiguidades. 
  • A capacidade de lidar com problemas em aberto.
  • A capacidade de se comunicar e trabalhar com outras pessoas para alcançar um objetivo ou solução comum. 

O processo de estruturação do conteúdo foi marcado por muito planejamento, estudos e quebra-cabeças a serem montados.

Lacerda e Alvim queriam ir além daquilo que era aplicado na educação brasileira até o momento e resolveram basear-se em referências estrangeiras para desenvolver uma metodologia única e do ZERO.

O projeto começou a ser desenvolvido em uma pequena sala de 38m² em Belo Horizonte.

Em 2016, foi inaugurada em São Paulo, no bairro Moema, a primeira unidade Mind Makers que, diferente da mineira, contava com uma sala de aula. Assim, foi possível iniciar as primeiras aulas da disciplina Pensamento Computacional.

Mind Makers Moema
Mind Makers Moema

Ainda neste ano, a unidade paulista recebeu seus primeiros alunos. Era necessário colocar o conteúdo a prova e entender como ele seria recebido pelos estudantes.

E o resultado foi melhor que o esperado! O impacto das aulas era evidentemente positivo e os sócios decidiram inciar a expansão da atuação da empresa.

Cada segundo é tempo para mudar tudo para sempre

Charles Chaplin

A primeira disciplina de Pensamento Computacional

A oferta do Pensamento Computacional como disciplina para a Educação Básica era um desafio e tanto. A metodologia, as aulas e os materiais didáticos precisavam ser bem estruturados e alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

O trabalho conjunto de profissionais das áreas da Pedagogia, Ciência da Computação, inovação e Tecnologia resultou em um conteúdo completo e adequado ao Ensino Fundamental.

Alunos do Pensamento Computacional
Alunos do Pensamento Computacional

Com isso, no final de 2016, quatro escolas decidiram apostar no projeto, acreditando que o mesmo traria inovação, contribuição para o futuro dos alunos, além de funcionar como um grande diferencial competitivo.

Havia uma convicção enorme por parte da equipe pedagógica destas instituições de que era imprescindível ensinar conceitos da Ciência da Computação.

Era preciso evoluir e trazer novos conteúdos para a sala de aula. E o progresso começa fora da zona de conforto.

As primeiras escolas parceiras passaram a ser acompanhadas constantemente e adaptações iam sendo feitas para otimizar as atividades propostas, os materiais e recursos usados, e a disciplina como um todo.

2017: um ano decisivo para a evolução da Mind Makers

A Mind Makers começou 2017 com 700 alunos. Esse foi o período em que a metodologia pôde avançar de maneira inacreditável e a equipe conseguiu adaptar e corrigir todo material para a evolução do Pensamento Computacional como disciplina.

O projeto ia muito bem e os resultados eram nítidos. O conteúdo ganhou força e foi conquistando relevância em todo o Brasil.

Neste momento, a jornada da empresa ficou marcada por dois fatos importantes: a sede em Belo Horizonte migrou para um espaço maior, com salas de aula para ministrar a disciplina e iniciou-se o crescimento em escala da disciplina.

Os fatos permitiram maior proximidade da equipe de criação e editorial com os alunos Mind Makers.

Sala de aula do Pensamento Computacional
Sala de aula do Pensamento Computacional

O final deste ano foi marcado por um crescimento impressionante: trinta novas escolas parceiras. E uma nova semente foi colocada em solo para o ano seguinte.

2018: o ensino médio entra em campo

Em 2018, a reforma do ensino médio começava a ser colocada em pauta. Com a discussão, as escolas começaram a buscar por conteúdos inovadores para o Ensino Médio.

A disciplina Pensamento Computacional começava a se consolidar no mercado da Educação. O conteúdo começou a ser trabalhado para atender não apenas o Ensino Fundamental, mas também a Educação Infantil.

Pensamento Computacional Mini para Educação Infantil
Pensamento Computacional Mini para Educação Infantil

Entretanto, diante das mudanças na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), os sócios voltaram a pesquisar o mercado e pensar em novas disciplinas para a Mind Makers.

E, novamente, o destino conectou a Mind Makers a mais uma referência da Educação: Dudu Obregon.

Dudu é um empreendedor da área da educação e foi responsável pela atuação da escola de metodologias inovadoras Perestroika, em Belo Horizonte.

Juntos desenvolveram uma nova proposta de conteúdo: uma disciplina para que jovens do Ensino Médio pudessem desenvolver a criatividade e habilidades empreendedoras.

O Empreendedorismo Criativo nascia, e o conteúdo começou a ser desenvolvido alinhado às metodologias mais inovadoras do mercado.

Sobre o Empreendedorismo Criativo

Empreendedorismo Criativo, o mais recente conteúdo Mind Makers

O segundo semestre de 2018 foi de muito trabalho e estudos que passavam por metodologias inovadoras. E dessa forma foi criado o primeiro módulo do Empreendedorismo Criativo, aplicado em turmas gratuitas em Belo Horizonte.

Já em 2019, iniciou-se o processo de implantação da disciplina nas escolas parceiras, que confiaram na qualidade e no trabalho da Mind Makers e abraçaram o projeto recém criado.

Alunos do Empreendedorismo Criativo
Alunos do Empreendedorismo Criativo

O ciclo de desenvolvimento, feedbacks, adaptações e correções vinha à tona novamente e a disciplina se enquadrava cada vez mais às necessidades da escola e dos alunos. Com isso, em menos de um ano, mais três módulos haviam sido desenvolvidos.

O processo de produção da Mind Makers estava cada vez mais otimizado e nossa equipe vinha recebendo cada vez mais retornos positivos, tanto em relação ao Pensamento Computacional, quanto ao Empreendedorismo Criativo.

Desde então, escolas, alunos e pais vêm confiando cada vez mais em nosso trabalho e os feedbacks têm sido incríveis!

“Quero agradecer imensamente esta iniciativa e feedback positivo, um projeto desbravador de incentivo ao desenvolvimento criativo… Estou muito feliz com tudo, vou acompanhar, incentivar e parabenizar meu filho. Obrigado.”

Álvaro, pai do nosso aluno Victor

O que esperar da Mind Makers em 2020?

Como você pode perceber, 2020 já está começando da melhor forma possível! Nasceu o nosso novo site, o blog e as redes sociais foram repaginadas.

Iniciamos o ano com o fortalecimento da nossa presença digital, uma maior proximidade com escolas e famílias, e uma equipe cada vez mais engajada em transformar a educação no Brasil a partir de metodologias ativas e inovadoras.

Equipe Mind Makers

A Mind Makers está em constante evolução e queremos estar sempre ao lado daqueles que nos movem e nos tornam cada vez mais preparados!

Este blog será atualizado constantemente com artigos inteiramente informativos e com aplicações pedagógicas para vocês. E este é um convite para que você também faça parte desta transformação.

Vamos juntos?

Fique ligado em nossos canais para acompanhar todas as novidades da Mind Makers e da Educação. Até a próxima! 

seja-parceiro-mind-makers

Copyright © 2021 Mind Makers. All rights reserved.