fbpx
Para escolas

12 de novembro de 2020

Como Motivar a equipe escolar durante a pandemia

Como Motivar a equipe escolar durante a pandemia

Motivar a equipe escolar é um grande desafio!

A motivação é a responsável por nos mover e fazer com que continuemos a produzir e realizar atividades engajadoras.

Durante a pandemia todos nós nos deparamos com enormes dificuldades. A forma de trabalhar foi completamente mudada, o contato presencial tornou-se digital e foi preciso nos desdobrar para que cada demanda fosse cumprida. 

Em um cenário como esse é comum surgir a desmotivação. O cansaço, a falta de toque humano e a saudade da rotina normal nos deixam para baixo e quase nos fazem desistir. E com a equipe escolar não é diferente.

Profissionais da sua escola, principalmente os professores, sofreram fortemente as dificuldades do ensino emergencial à distância e, por consequência, podem se encontrar mais desmotivados e sem todo aquela animação para cumprir as demandas.

E é por isso que trouxemos neste artigo algumas dicas para motivar sua equipe escolar.

O que é motivação

Antes de partirmos para a ação, vamos entender o que é motivação. 

“Um impulso que faz com que as pessoas ajam para atingir seus objetivos. A motivação envolve fenômenos emocionais, biológicos e sociais e é um processo responsável por iniciar, direcionar e manter comportamentos relacionados com o cumprimento de objetivos.” – www.significados.com.br 

Sendo assim, temos a motivação como um conjunto de fatores responsáveis pelo direcionamento do cumprimento de objetivos e metas.

A motivação é uma das principais responsabilidades da liderança e impulsiona o comportamento humano, contribuindo para o bom desempenho pessoal no trabalho coletivo. 

Ou seja, uma equipe motivada tem um desempenho muito melhor.

Motivar a equipe escolar

motivar-a-equipe-escolar

A motivação na área da educação não impacta somente um trabalho físico e palpável no presente. Ela está relacionada também ao futuro de diversos jovens.

Um professor, por exemplo, pode transmitir sua motivação para turma e fazer com que todos realizem as atividades propostas de forma mais certeira e com ótimos resultados.

Já um educador desmotivado pode ser o responsável por uma série totalmente cabisbaixa, sem vontade de nada e com um desempenho escolar quase nulo. 

E, assim, vem a pergunta: Como Motivar a Equipe Escolar?

5 práticas de como Motivar a equipe escolar

motivar-a-equipe-escolar

A gestão escolar é responsável por coordenar todas as atividades, configurá-las de acordo com o PPP e assegurar que a equipe cumpra-as com afinco. 

Mas como a gestão pode motivar a equipe escolar em períodos tão conturbados como o vivido?

Criar o sentimento de equipe

Assim como o termo já diz a equipe escolar precisa ser um time. Todos precisam se sentir parte e enxergar os resultados de suas contribuições. 

Além de uma boa comunicação e um bom relacionamento interpessoal, é interessante criar “cerimônias” ou  costumes para a análise coletiva dos resultados e comemorar citando responsáveis e ajudantes. 

Desenvolver planos de ação coletivos também é uma excelente forma prática de unir e engajar o grupo. Além disso, planos de ação metrificados são excelentes para traçar novas metas e também avaliar o desempenho da equipe escolar como um todo. 

Desenvolva um ambiente de trocas e comunicação da equipe

Um fator muito importante para o desenvolvimento da equipe é a comunicação. É preciso entender o que se passa, quais as dificuldades, os méritos e as dúvidas da equipe. 

Escolher um canal comunicativo e promover encontros semanais ou diários é imprescindível para que as trocas sejam assertivas. 

O online pode dificultar um pouco as relações, mas com a ajuda das ferramentas certas a comunicação plena é garantida. 

Clima organizacional

Além dos encontros semanais para tratar de assuntos importantes é muito interessantes trazer momentos de descontração. 

No presencial é possível realizar pequenos momentos de trocas despretensiosas, como um café ou almoço. Mas no ensino remoto, as trocas cotidianas são praticamente extintas. 

Por isso, criar momentos digitais é muito importante. Um HappyHour via Google Meet ou Teams, uma reunião de descontração e bate papo informal ou até mesmo um café da tarde virtual. Tudo vale! 

E esses pequenos encontros trazem um resultado incrível no todo. Trazendo motivação e boa convivência para sua equipe. 

Estabeleça metas possíveis

metas para motivar a equipe escolar

Já dissemos nos parágrafos anteriores sobre a importância das metas para mensurar e organizar o desempenho de sua equipe. 

Mas, não basta estabelecer metas inalcançáveis. É preciso trabalhar com a realidade e focar em resultados a curto e longo prazo, mensurando-os da maneira correta.

Uma meta muito alta e inalcançável é um passo para o fracasso. O colaborador acaba se vendo em um looping de “derrotas” e desiste de colocar força máxima em seu trabalho.

Invista na formação da equipe

A própria BNCC enfatiza a importância da formação continuada de professores. A equipe escolar necessita de um constante desenvolvimento e de aplicações práticas desses estudos. 

Aproveitar a tendências dos cursos online é uma ótima estratégia para motivar a equipe escolar durante este momento. Investir na formação contínua da equipe é investir em tudo aquilo que se aplica aos seus alunos também.

Professores e toda equipe escolar atualizados são sinal de preocupação individual e coletiva da escola. E esse é o último e não menos importantes fator decisivo para motivar a equipe escolar. 

Motivação é sinal de importância

Ao motivar sua equipe escolar, investindo tempo e orçamento, você esclarece o valor daquele funcionário para o todo. 

E um funcionário valorizado tem um desempenho muito maior. Um desempenho maior é sinal de melhores resultados no macro. E bons resultados gerais são sinais do avanço de seu colégio.

Então, cuide de sua equipe, siga as dicas pregadas neste post e veja os resultados na prática!

Copyright © 2021 Mind Makers. All rights reserved.