fbpx
Inovação

12 de agosto de 2020

O Novo Normal e o Pensamento Computacional, em um panorama mundial

novo normal

.

O Pensamento Computacional vem ganhando relevância ao longo dos últimos anos, se tornando, inclusive, disciplina escolar obrigatória em países como Finlândia, Canadá, Cingapura, Itália, China e muitos estados dos EUA.

O conteúdo se mostra cada vez mais relevante e, neste ano, ganha ainda mais evidência, graças ao novo panorama mundial causado pela pandemia.

Neste post, falaremos sobre a jornada desse conceito e em como as habilidades desenvolvidas à partir da disciplina se conectam e se tornam indispensáveis diante de um “novo normal”.

download-artigo-pc

.

Pensamento Computacional ao longo da última década:

.

O termo Pensamento Computacional foi usado pela primeira vez em 1980, por Seymour Papert para designar um conjunto de habilidades da Ciência da Computação que podem ser aplicadas para solucionar problemas de diversas áreas do conhecimento.

A última década, entretanto, o conceito adentrou o âmbito escolar e a disciplina Pensamento Computacional passou a ser inserida nas matrizes curriculares de diversos países.

2006: Jeannette Wing, diretora de Data Science na Columbia University, é uma das primeiras a divulgar as premissas da disciplina pelo mundo. De acordo com ela, as habilidades desenvolvidas pelo Pensamento Computacional são tão importantes quanto ler, escrever e fazer cálculos. Veja um trecho de sua fala:

2012: ISTE e CSTA, organizações que incentivam o uso da tecnologia na educação e o ensino da ciência da computação, respectivamente, estabelecem os padrões curriculares do Pensamento Computacional.

2017: Países da Europa adotam o Pensamento Computacional como disciplina da Educação Básica. 

europa novo normal

2018: Países Nórdicos também inserem o Pensamento Computacional como disciplina. Veja a tabela de justificativa para integração do conteúdo no currículo escolar:

Novo Normal e países PC

2018: Os Estados Unidos iniciam o movimento para introduzir o Pensamento Computacional nas escolas. O conteúdo também é apresentado em Harvard à partir de uma aula inaugural com conteúdos importantíssimos para o desenvolvimento da disciplina.

2021: Conceitos do Pensamento Computacional serão introduzido na avaliação do PISA, rede mundial de avaliação de desempenho escolar coordenada pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico.

.

A relevância do Pensamento Computacional no novo normal

.

Pegando como linha de pensamento o que foi dito pelo educador e fundador da Khan Academy (plataforma de educação online), Sai Khan, a situação em que vivemos pode ser comparada a aprender a nadar depois de sermos jogados na piscina. 

A pandemia acelerou a digitalização da educação em pelo menos 10 anos e cada um de nós precisou se adaptar ao novo normal. Adaptar-se às novas ferramentas e tecnologias tornou-se questão de sobrevivência ao mercado e ao novo panorama mundial da educação. 

Vivemos uma realidade extremamente inconstante e conectada. A tecnologia continua sendo a grande protagonista das mudanças daqui em diante, principalmente a se tratar de Inteligência Artificial, IoT e robótica.  A cada vez mais, a capacidade dos algoritmos de aprenderem com as interações irão refinar nossa compreensão de mundo. 

Interagiremos mais e precisaremos compreender cada questão tecnológica de forma estruturada. O conteúdo e a experiência vão se tornar mais relevantes graças a ultra conexão. 

.

E os métodos de aprendizagem no novo normal?

.

novo normal

.

Assim como a boa relação com a tecnologia, a introdução dos alunos a constantes desafios, promovidos por disciplinas como o Pensamento Computacional, preparam os jovens para realidades voláteis e incertas como a nossa.

Ao mesmo tempo, o espaço físico, a rotina e a convivência promovida pela escola também são muito importante para o desenvolvimento dos alunos e a construção de ideias. E é por isso que a Mind Makers se dedica a produzir atividades que possam trazer situações-problema do dia a dia e, mesmo que virtualmente. Integrando a sala de aula das formas possíveis. E este é o desafio do ensino na atualidade: 

Criar conexões, integrar alunos e prepará-los para o que vem por aí. 

.

implantar-disciplina-pc-inovações-tecnologicas-na-educação

Copyright © 2021 Mind Makers. All rights reserved.