fbpx
Inovação

27 de abril de 2021

Project Based Learning: O que é e por que aplicar em sala de aula?

project based learning

Project Based Learning, traduzindo: Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) é, como o próprio nome diz,  uma metodologia de aprendizagem ativa que tem como objetivo associar o aprender ao fazer.

Esse método se baseia na construção do conhecimento de maneira coletiva, fugindo do modelo de sala de aula convencional onde o professor ensina uma matéria e os alunos mostram o quanto aprenderam a partir de uma atividade avaliativa final.

O mais importante no PBL não é o conteúdo ensinado em sala, e isso já quebra o paradigma das aulas consideradas convencionais.

O professor realiza uma proposição e, a partir dela, os alunos, recebem um desafio (projeto) que coloca em prática conteúdos diversos e desenvolve o conhecimento de maneira ativa, colaborativa e interdisciplinar. (Vemos aqui a tendência educacional bem aparente da interdisciplinaridade.)

Então, o PBL tem como premissa a entrega de um produto final, conjuntamente com a apresentação do projeto.

A entrega vai de um cartaz, um recurso digital, maquetes ou robôs. Uma amplitude de possibilidades. 

E o mais interessante dessa metodologia é que é possível que a mesma temática, aplicada a grupos diferentes, traga respostas diversas para o desafio apresentado.

O PBL então é um processo que passa por etapas de desenvolvimento e avaliação.

Etapas do Project Based Learning:

1 – Pergunta Motivadora;

2 – Desafio Proposto;

3 – Pesquisa e o Conteúdo;

4 – O ato de cumprir o desafio;

5 – Reflexão e o Feedback; 

6 – A resposta da pergunta (Volte na pergunta e os alunos, com o conhecimento adquirido durante o processo podem responder);

7 – Avaliação do aprendizado (O professor pode aplicar seus métodos para perceber se o aluno atingiu os resultados esperados).

Por que aplicar o Project Based Learning em sala de aula?

porque aplicar o pbl

O project based learning instiga o Protagonismo do aluno (voz e poder nas decisões e desenvolvimento de soluções), tem um conteúdo significativo, exercita a colaboração, a comunicação, o manuseio de tecnologias, a criatividade e a gestão de tempo. ( Uma interessante observação da sua aplicação socioemocional também);

Um outro ponto interessante do PBL é o estímulo da habilidade de receber e fazer feedbacks. O aluno é avaliado e desenvolve a empatia de entender seus pontos positivos e negativos para otimizar seu projeto. 

Esses e outros pontos fazem do PBL uma das melhores metodologias para o desenvolvimento e engajamento do aluno nas atividades propostas pelo educador.

Project Based Learning VS Problem Based Learning

Não confunda Project based Learning com Problem Based Learning. Elas podem parecer muito e ter aplicações próximas, mas o produto final é um pouco diferente. 

As duas usam a mesma sigla e, apesar da grafia muito próxima, se distinguem em alguns pontos. O principal diferença deles é que na Aprendizagem Baseada em Projeto, necessariamente, existe a entrega de algum produto final, seja em plataformas digitais, seja algo construído pelos alunos. Nessa metodologia, ainda, é essencial existir planejamento, uma vez que o desenvolvimento da atividade exige um tempo maior de elaboração e execução.

Já na Aprendizagem Baseada em Problema, o foco são as respostas que precisam ser encontradas e não o desenvolvimento de um planejamento extenso propriamente dito de etapas de trabalho ou de produto final entregue.

Quer saber sobre mais tendências da educação? Acompanhe nosso Blog com posts toda semana!

Copyright © 2021 Mind Makers. All rights reserved.