fbpx
Mind Makers

20 de novembro de 2020

Projeto Político Pedagógico: O que você precisar saber

Projeto Político Pedagógico

O Projeto Político Pedagógico sempre foi um grande desafio de desenvolvimento da gestão escolar. Um dos documentos mais importantes e que retrata aspectos primordiais da instituição de ensino. 

Aspirações, missões e a identidade da escola, tudo deve estar lá. E a tensão cresce no momento do desenvolvimento. 

E, por isso, a Mind Makers desenvolveu este artigo: Vamos te contar tudo o que você precisa saber para desenvolver com maestria o PPP.

O Que é o Projeto Político Pedagógico?

O que é o Projeto Político Pedagógico

As próprias palavras do conjunto já dizem muito sobre o que é o tão comentado PPP. 

É um documento que definirá diretrizes, metas e métodos para que a instituição de ensino consiga atingir os objetivos a que se propõe.

Ela orienta as intenções de todo equipe escola.

O Projeto Político Pedagógico Define: Qual a missão da instituição, quais os valores, a relação com a família, os recursos e até o plano de ação. 

O PPP deve ser um projeto coletivo

É preciso de uma elaboração coletiva do projeto, envolvendo os alunos, professores, pais e toda comunidade escolar. 

A escola é da comunidade e não pode ser vista como algo a parte. 

Na última Conferência Nacional de Educação (Conae), o projeto político pedagógico foi destacado. Lembraram e reforçaram a ideia de que sua existência é um dos pilares mais fortes na construção de uma gestão democrática. E o desenvolvimento coletivo e participativo é essencial para a maior democratização do documento.

Erros ao desenvolver o PPP

O Projeto Político Pedagógico é muitas vezes visto como um complicado processo burocrático e uma obrigação. Gestores acabam tomando o documento como algo sem valor e apenas uma tarefa de um checklist da escola. E esse é o maior equívoco de todos!

O PPP precisa ser visto como um dos projetos mais importantes e que vão guiar os passos da instituição.  E além de desenvolvê-lo com afinco, é necessário também cuidar para que cada ponto tenha coerência com a realidade.

A escola precisa respirar o Projeto e vice-versa. 

Subestimá-lo e guardá-lo às traças é algo inaceitável. É preciso de uso, prática e ação!

E depois de entendermos os erros, precisamos partir para a ação. 

Como o Projeto Político Pedagógico deve ser construído?

O PPP é o documento que guiará todas as práticas educacionais da escola. Ele deve ser acessível e coletivo, como dito no início deste artigo. Mas, ainda existe a necessidade de um condutor especial para este trabalho. Um papel tomado pelo Gestor Escolar. 

O Projeto Político Pedagógico pode ser desenvolvido e colocado em prática de diversas formas. A utilização de um conselho escolar pode ser levada em consideração, ou até mesmo um desenvolvimento individual. Não existe uma fórmula mágica para a realização. O que deve existir é uma adequação e orientação deste projeto a partir da realidade e dos recursos do colégio. 

O que é muito utilizado como recurso final do projeto e que dá toda forma concreta é a ajuda de um especialista pedagógico. 

Para a estruturação do PPP é obrigatório a inclusão de alguns pontos:

Identificação da escola

Este é o primeiro ponto do projeto. É interessante que constem o nome e o CNPJ da instituição, o local em que ela funciona e também o nome da entidade mantenedora, do diretor e do coordenador pedagógico.

A Missão 

Em seguida o PPP deve apresentar a Missão da escola:  os valores, as crenças e os princípios da instituição. 

Uma prática muito interessante é contar um pouco da história do colégio e suas transformações ao longo dos anos. 

O Contexto e os Recursos

Esse ponto é bem importante para situar e desenvolver um projeto condizente com a realidade atual da escola. 

Por isso, deve-se conhecer e traçar um panorama macro de toda comunidade escolar, todos os recursos e disponibilidades. 

Dados sobre o aprendizado

Os dados muito importam aos pais e responsáveis. Eles são:

O número de alunos que a escola tem (total e por segmento), taxas de reprovação, médias de notas e avaliações: todos esses indicativos, aliados a dados mais amplos (regionais, municipais etc.), colaboram para fortalecer a imagem e a transparência da gestão escolar.

Diretrizes pedagógicas

Em uma analogia distante, as diretrizes podem funcionar como um mapa do percurso escolar ou um GPS. Elas vão guiar por onde seguir, e como seguir. 

É um tópico que deve ser desenvolvido com muito cuidado e dedicação.

Planos de ação

Essa é a parte prática e que refletirá diretamente no funcionamento da escola. 

No Plano de ação devem conter as estratégias a serem implementadas para atingir os objetivos. Devem ser levantadas as ações a serem desenvolvidas, os setores responsáveis pela execução das tarefas e os recursos necessários.

Conclusão

Você entendeu ao longo do texto o que é o Projeto Político Pedagógico, quais os erros mais comuns ao desenvolvê-lo e o que deve conter neste tão importante documento. 

Agora, basta colocar a mão na massa e partir para a ação. Levante todos os tópicos importantes e deixe toda comunidade escolar a parte!

Se quiser saber um pouco mais sobre o aclamado PPP, o blog da Par desenvolveu um conteúdo muito interessante. Eles nos contam um passo a passo de como desenvolver o projeto: Projeto Político Pedagógico Par 

Copyright © 2021 Mind Makers. All rights reserved.