fbpx
Inovação

15 de junho de 2020

Protagonismo do aluno: Qual o papel no desenvolvimento infantil?

protagonismo do aluno

A criança é um universo inteiro de possibilidades. Ela está descobrindo o mundo e, portanto, tudo que é inserido nesse momento é de extrema importância para sua formação. Por isso, é preciso ter muita atenção à maneira como o desenvolvimento infantil acontece.

Na Mind Makers, nosso objetivo é colocar o aluno como protagonista do seu aprendizado. Nesse sentido, ele aprende a se conhecer além de se tornar ferramenta e engrenagem para o seu processo educacional. Assim fica tudo mais dinâmico, divertido e, claro, proveitoso!

Protagonismo do aluno no desenvolvimento infantil: como isso acontece na prática

protagonismo do aluno na educação infantil

Segundo a psicopedagoga Poliana Aguiar Fernandes, autora do estudo “A importância do movimento na aprendizagem e no desenvolvimento da criança”, crianças precisam interagir com outras, brincar pular e explorar. Somente assim ela desenvolverá a sua própria consciência e a consciência do mundo ao seu redor. 

O ensino Mind Makers, por exemplo, usa metodologias que colocam o aluno ativamente trabalhando a favor do seu aprendizado. Assim, a criança se sente parte da sua formação e não apenas um espectador passivo. 

A partir dessa filosofia, produzimos desafios de todos os formatos: desde pequenos e isolados até multidisciplinares, individuais ou em equipes. 

Nas atividades, o aluno não possui uma resposta ou um roteiro pelo qual ele possa se embasar para buscar a solução. Ele precisa explorar, criar hipóteses e perseguir firme naquilo que acredita. 

Além disso, nas aulas de projeto, as crianças precisam se unir para resolver problemas, trabalhando o protagonismo coletivo. Com essa prática, ele percebe a sua importância individual no grupo, ao mesmo tempo em que descobre o significado do trabalho em equipe: unir forças em prol de um resultado satisfatório.

Benefícios de colocar o aluno como protagonista do processo educativo

Aprimorar a capacidade autônoma do aluno

Colocar um aluno como protagonista do seu aprendizado é dar a ele um instrumento para explorar suas capacidades e perceber sua autonomia. É importante salientar, entretanto, que isso não significa deixá-lo sem amparo. 


Nesse novo formato, o professor viabiliza caminhos pelos quais o estudante pode se descobrir por meio de seus próprios passos. 

Desenvolver a criatividade

protagonismo do aluno

Muitas vezes, as escolas tendem a padronizar alunos que são, por sua natureza, heterogêneos. 


No protagonismo estudantil o perfil de cada criança é respeitado e, por isso, a capacidade criativa de cada um é estimulada. Assim, todo o ecossistema é formado por meio de uma atmosfera de benefício mútuo, no qual todos os estudantes percebem o seu potencial. 

Estimular o pensamento complexo

Perceber que uma situação pode ser vista de diferentes formas e pontos de vistas é essencial para o pensamento crítico. Além disso, isso permite ao aluno desenvolver a sua própria maneira de mostrar a sua opinião e valorizá-la mesmo que discorde das demais – qualidade fundamental para o mercado de trabalho. 

Aposte no desenvolvimento infantil dos seus alunos com a Mind Makers 

Oferecer um espaço aberto em sala de aula para que cada um perceba a sua importância é essencial para abrir novos portais de conhecimento. Com o protagonismo na educação, todos percebem que têm algo para ensinar e muito para aprender, ciclicamente.

seja-parceiro-mind-makers

Copyright © 2021 Mind Makers. All rights reserved.