fbpx
Para escolas

15 de julho de 2020

Retenção de alunos na escola: Dicas práticas!

retenção-de-alunos

A escola é um dos ambientes que, sem dúvidas, faz parte do processo de formação educacional e sociológica dos seres humanos. Por essa razão, é muito importante que o estudante se identifique com ela e, mais do que isso, se sinta como parte de todo o processo escolar. Logo, aplicar estratégias para retenção de alunos na escola é fundamental para o sucesso mútuo. 

Além disso, embora muitas instituições invistam em campanhas para captação de alunos, a mesma atenção não é direcionada quando se trata de retê-los. No entanto, o que muitas delas não percebem é que a reputação é um dos fatores de maior peso para atrair novos estudantes. 

Por isso, no post de hoje, a Mind Makers vai trazer dicas práticas para retenção não apenas de alunos, mas também dos pais. Confira! 

seja-parceiro-mind-makers

Melhores estratégias para retenção de alunos na escola

Invista em atividades extracurriculares

Para o filósofo e psicólogo francês Henri Wallon, a importância da efetividade e da interação na constituição e no desenvolvimento do ser humano integra as funções cognitivas, motoras e afetivas de tal forma que toda ação pedagógica prazerosa afetará positivamente essas áreas.

Por essa razão, além de trazer benefícios reais para o aprendizado do aluno, atividades extracurriculares são uma maneira de fazer da escola um ambiente prazeroso. Portanto, elas permitem criar laços emocionais. Em suma: essa é uma ótima maneira de fidelizar o aluno!

Para entender mais sobre a importância da afetividade na constituição do ser humano, assista ao vídeo do canal Didatics:

Tenha uma boa equipe de profissionais

Um ponto muito importante é que a escola transpareça, por meio dos funcionários, a vontade e a felicidade em educar. Por isso, valorizar a sua equipe é fundamental! Afinal, se eles estiverem satisfeitos, a imagem transmitida é de uma escola que se preocupa com seus estudantes e suas famílias. 

Portanto, é necessário que os alunos se sintam bem recebidos, acolhidos e confortáveis. Dessa maneira, eles se sentirão em casa e criarão uma conexão forte com a instituição. 

Promova atividades dinâmicas em grupo

O ambiente escolar vai muito além do acadêmico. Na verdade, ele é um lugar de socialização e, por isso, muito do que o ser humano se torna no futuro é construído durante esse período. 

Por essa razão, promover atividades em grupo é uma ótima maneira de fazer com que o estudante interaja, se solte e, sobretudo, desenvolva autoconfiança e bons relacionamentos. Dessa maneira, ele se sentirá mais feliz e entenderá que isso é fruto do processo educacional da instituição, o que influencia diretamente na retenção do aluno.  

E os pais? Descubra como fidelizá-los!

retenção-de-alunos

A permanência de um aluno na escola não está ligada somente à experiência e percepção que ele tem da instituição. Na verdade, os pais também têm muita influência nesse processo e, por isso, o ideal é que existam estratégias focadas em fidelizá-los também. Veja a seguir algumas dicas:

Aproxime-se dos pais

Quando os pais não participam da escola e não percebem o diferencial dela, eles também não conseguem enxergar os benefícios em deixar seu filho estudando lá. Portanto, incluir os pais e fazê-los entender as razões pelas quais sua escola se destaca é fundamental.

Uma boa maneira de fazer isso é com a realização de eventos que permitam a ida dos parentes à escola. Dessa maneira, os vínculos se estreitam e a fidelidade é conquistada. 

Ofereça um suporte de qualidade

Tenha um sistema de comunicação eficiente com os pais. Permita que eles se enxerguem como parte do processo e que consigam acessar planos de ensino, avisos de reunião, boletim dos filhos e boletos bancários, sem dificuldades. Para isso, o ideal é ter um sistema online que os permita acompanhar a vida dos seus filhos sempre que quiserem.

Além disso, tenha uma equipe proativa, pronta para responder quaisquer dúvidas e dar todo o suporte necessário. 

A Mind Makers pode ser o diferencial da sua escola!

Hoje em dia, oferecer apenas disciplinas básicas e padrões da matriz curricular não é suficiente para conseguir estabelecer uma boa retenção de alunos e se destacar no mercado institucional. É preciso pensar em um sistema de ensino moderno, atualizado e, claro, com inovações em práticas e no conteúdo.

Por isso, a Mind Makers oferece os cursos de Empreendedorismo Criativo e Pensamento Computacional que buscam desenvolver habilidades que serão essenciais no futuro. Além disso, nossos serviços contam com todo um apoio de marketing e materiais para ajudar não apenas na divulgação dos conteúdos abordados e dos cursos, mas também na retenção e fidelização de alunos.

seja-parceiro-mind-makers


Copyright © 2021 Mind Makers. All rights reserved.