fbpx
Inovação

09 de abril de 2021

Soft Skills – Como aplicá-las em sala de aula

soft skills

As novas tecnologias e exigências do futuro fazem com que cada vez mais os alunos precisem ter contato com novos conteúdos. As metodologias inovadoras aparecem cada vez mais e os jovens precisam estar inseridos em um ambiente de aprendizagem que ajude-o a desenvolver habilidades para um futuro de incertezas.

Acreditava-se que um bom profissional era formado nas melhores universidades ou com o melhor percurso acadêmico. Mas hoje, sabemos que isso mudou e que um futuro bem sucedido precisa ser guiado por um percurso que foge da curva curricular por si só. É preciso guiar-se por capacidades que transcendem a formação teórica.

E nesse contexto vemos alguns conceitos novos surgirem. E hoje, vamos explicar neste artigo o conceito das Soft Skills. Vamos lá?

O que são soft skills?

soft-skills

Aqui não podemos traduzir literalmente… Não são habilidades suaves ou leves. 

São aquelas capacidades que lidam com a relação e interação com o outro.  Habilidades relacionadas ao comportamento humano e que são transversais e multidisciplinares, ou seja, relacionam-se a vários conteúdos.

Resiliência, empatia, colaboração e comunicação são todas competências baseadas na inteligência emocional e que são essenciais para o desenvolvimento humano em qualquer âmbito. 

Portanto, as soft skills são diferentes das hard skills, pois as “hard” são obtidas a partir de aprendizados técnicos e de conteúdos específicos, como a formação acadêmica ou cursos de línguas por exemplo.

Para aprender a escrever é preciso treinar, bem como conhecer a gramática e técnicas de escrita. Para aprender a fazer cálculos matemáticos é preciso conhecer uma infinidade de regras e saber como aplicá-las. E tudo isso é aprendido e ensinado em aulas teóricas específicas como português e matemática.

Porém, as soft skills são adquiridas a partir de experiências práticas, de forma multidisciplinar, ou seja, aliando o conhecimento de diferentes áreas e aplicando-os na solução de problemas.

As Soft Skills importantes para o futuro dos alunos

O Fórum de Economia Mundial produz anualmente um relatório sobre o futuro do emprego, o The Future of Jobs Report. A ideia deste estudo é discutir assuntos relacionados ao mundo corporativo, como as principais tendências para o futuro e reflexões sobre assuntos do presente. Em 2020, graças à pandemia, surgiram grandes discussões sobre habilidades necessárias para destaque em realidades incertas como esta. 

E o Future of Jobs Report 2020 apresentou uma lista das habilidades mais importantes para um futuro cada vez mais mutável. As top 5 habilidades foram:

  • 1. Resolução de Problemas Complexos
  • 2. Pensamento Crítico
  • 3. Criatividade
  • 4. Gestão de Pessoas
  • 5. Coordenação em equipe

Como desenvolver as Soft Skills?

Antes de saber como precisamos saber quem pode desenvolver. E a resposta é simples: todo mundo pode desenvolvê-las. Basta utilizar abordagens e treinamentos adequados que, aos poucos, vão sendo adquiridas.

É interessante frisar que as Soft Skills só são obtidas a longo prazo, pois exigem bastante treinamento, prática diárias de resolução de conflitos e interações sociais. E esse fator as fazem essenciais desde a educação infantil.

E para ajudar vocês, separamos alguns exemplos práticos do desenvolvimento das soft skills em sala de aula:

  • Promover debates e mesas redondas;
  • projetos multidisciplinares e voltados para a comunidade externa;
  • participação em jogos e esportes coletivos;
  • A meditação;
  • Práticas artísticas como desenho e pintura;
  • Aprendizado de instrumentos musicais;

São muitos exemplos! E as softs Skills podem ser trabalhadas a todo momento. Em casa, na escola, no treino de futebol, nas brincadeiras, na leitura.

A aprendizagem ativa e o protagonismo do aluno devem ser promovidos a todo instante. Só assim os alunos podem se ver preparados para os grandes desafios de um futuro inimaginável. 

E se você quer saber um pouco mais sobre as práticas de protagonismo do aluno e aprendizagem ativa, assista o Podcast Solucionando da Somos Educação. Neste episódio foram discutidos termos como VUCA/BANI e muito mais.

Copyright © 2021 Mind Makers. All rights reserved.