fbpx
Inovação

27 de novembro de 2020

Tecnologia em sala de aula: Como introduzi-la de forma assertiva?

tecnologia em sala de aula

A tecnologia em sala de aula não é mais um tabu. Vivemos uma nova era de transformações e avanços digitais.  A cada dia um novo formato ou um novo dispositivo chega ao mercado e os profissionais e estudantes precisam adaptar-se às novidades.

A educação é o ponto de partida para toda evolução pessoal e profissional. E nesse âmbito, uma preparação e introdução assertiva ao mundo tecnológico e suas aplicações é de extrema necessidade.

Por isso, trazemos neste artigo a importância e as formas mais certeiras para introduzir a tecnologia em sala de aula.

O receio da introdução da tecnologia em sala de aula

tecnologia em sala de aula

Mesmo com a alta demanda e evolução constante da tecnologia, existem diversos elementos “sabotadores” deste processo. E o receio e as inseguranças podem reforçar uma visão pessimista desta aplicação. 

Percebe-se uma cautela extrema por parte dos educadores e até mesmo da equipe de gestão quando nos tratamos da introdução tecnológica. A preocupação com o rendimento dos alunos, a visão negativa de recursos digitais e até mesmo a falta de um preparo prática de educadores podem ser fatores que exemplificam essa negação da modernização.

Mas, esse cenário vem se desintegrando ao longo dos tempos. Educadores enxergam cada vez mais o protagonismo da tecnologia em sala de aula e a necessidade urgente de acompanhamento das novas tendências. 

E para que sua equipe escolar e você também entendam essa urgência, vamos citar algumas importâncias deste recurso educacional.

Os benefícios da introdução tecnológica em sala de aula

A escola tem um papel fundamental na construção do futuro dos alunos e, assim como dissemos anteriormente, a previsão é de um futuro cada vez mais conectada, rápida e repleto de ferramentas digitais. 

Sendo assim, a instituição de ensino precisa estar atualizada e munida de todas as formas para desenvolver habilidades essenciais para o futuro dos alunos no mundo tecnológico. 

E além da introdução tecnológica trazer benefícios a longo prazo, vemos também inúmeros benefícios para o presente.  A tecnologia implementa dinamismo e sofisticação às aulas, possibilitando práticas didáticas melhor desenvolvidas e engajadoras.

A tecnologia aproxima a turma ao professor

A informatização da sala de aula pode otimizar a relação professor/aluno fazendo com que as aulas sejam mais divertidas e o conteúdo seja mais prazeroso. 

Não é mais segredo para nenhum educador a ideia de que os jovens vivem praticamente 60% do dia conectados. A tecnologia está à palma da mão e negar essa realidade é algo inaceitável. 

E dessa forma, os professores precisam estar imersos na realidade dos alunos para entenderem as novas formas de comunicação e até basear as atividades a partir de novidades tecnológicas vividas pela turma. E a conexão entre as atividades propostas e a realidade dos alunos são uma ótima estratégia de engajamento e boa relação.

Facilidade de avaliação do desempenho

Um outro benefício da aplicação da tecnologia em sala de aula é a otimização dos métodos avaliativos através de ferramentas digitais. 

Hoje, com o leque de aplicativos é possível desenvolver formas de avaliar a turma muito interessantes e práticas. Além disso, ferramentas tecnológicas voltadas para a sala de aula são capazes de mostrar o desempenho coletivo dos alunos, permitindo a percepção pelo educador do nível e necessidades de acompanhamento de cada aluno. 

Engajamento e evolução visível dos alunos

tecnologia em sala de aula

Assim como dissemos, a tecnologia em sala de aula faz parte da vida dos alunos. E essa relação próxima é uma chave essencial para o gatilho de interesse e desenvolvimento assertivo das atividades.

Uma turma envolvida no processo educativo tem desempenho excelentes e uma participação extremamente ativa e proveitosa. 

Como introduzir a tecnologia em sala de aula 

Existem diversas formas práticas de aplicar a tecnologia em sala e todas podem ser extremamente proveitosas para ambas as partes: Educador e Aluno.

E aqui vamos listar breves formas de introduzir e tirar proveito dessas aplicações tecnológicas. 

Aplicativos interativos 

Aplicativos que desenvolvem atividades são uma ótima forma de fazer com que os alunos tenham uma imersão completa nas atividades. 

Além de poderem ser jogos, a facilidade e intimidade dos jovens com ferramentas digitais são excelentes para explicitar as dificuldades e conhecimentos da turma.

Atividades com pesquisa na internet

Estimular o uso da internet em sala de aula de forma proveitosa é um ótimo exercício para estimular os alunos. 

A realização de uma atividade com consulta online é uma prática que vai guiar seus alunos para os caminhos certos de estudo online e trará um uso mais consciente das ferramentas digitais.

Utilizar de conteúdos disponíveis na internet para as aulas

Uma ferramenta que tem sido muito utilizada pelos educadores é o Youtube. A plataforma é repleta de vídeos com conteúdos excelentes.

Conectar uma matéria ou aula a um vídeo é um perfeita forma para prender atenção e ainda divertir os alunos. 

Um exemplo bem interessante é o canal Nostalgia que aplica conceitos e assuntos densos de forma divertida e interativa.

Mind Makers e a introdução da tecnologia em sala de aula

A Mind Makers utiliza da tecnologia como um meio de apoio para o desenvolvimento de todo conteúdo. 

O conteúdo da disciplina Pensamento Computacional, por exemplo, apresenta fundamentos da Ciência da Computação e desenvolve habilidades socioemocionais da Educação Infantil ao Ensino Fundamental 2.

No programa, os alunos aplicam tecnologias digitais como programação, robótica, eletrônica digital, internet das coisas, inteligência artificial e práticas Maker para solucionar problemas interdisciplinares.

As aulas são baseadas em projetos, alinhadas com a BNCC e usam técnicas de gamificação para desenvolver competências indispensáveis aos profissionais do presente e do futuro.

A Tecnologia em sala de aula é rotina para os alunos Mind Makers e as formas de aproveitá-la são inúmeras. 

implantar-disciplina-pc-inovações-tecnologicas-na-educação

Copyright © 2021 Mind Makers. All rights reserved.