fbpx
Inovação

30 de setembro de 2020

Introdução da tecnologia na educação: A urgência e os desafios

Disciplinas inovadoras Mind Makers

Inúmera previsões vinham sendo feitas por profissionais sobre a introdução da tecnologia na educação. Inclusive, a própria BNCC previa uma adaptação conteudística e o desenvolvimento de novas práticas de tecnologia em sala de aula. E a pandemia acelerou ainda mais esse processo. 

Com a aplicação do ensino emergencial a distância, tablets e computadores se tornarão uma parte fixa do desenvolvimento de aulas. E o senso de urgência para a introdução da tecnologia na educação cresceu ainda mais. 

O digital agora se tornou a ferramenta imprescindível para a construção de um futuro promissor na educação. E todos os olhares se voltarão a integração tecnológica na grade curricular. 

E neste artigo, você entenderá as dificuldades, os benefícios da tecnologia na educação, além de práticas para que a conexão faça parte da rotina de seus alunos. 

Introdução da tecnologia na educação

tecnologia-na-educação

Não basta apenas utilizar dos recursos tecnológicos, é necessário um planejamento e estruturação conteudística para que todos os participantes tenham benefícios e usufruam bem das aplicações digitais em sala de aula. 

É necessário também preparar toda a comunidade escolar para esta integração. A equipe, os alunos e os pais precisam de adaptação e de uma introdução muito bem planejada. 

Os professores e equipe, além de necessitarem de uma preparação para que não sejam resistentes a aplicação,  devem passar por treinamentos e uma imersão tecnológica bem conduzida. Eles são a fonte primária de feedbacks e de busca por aprimoração das aplicações tecnológicas. 

Os Alunos são a chave essencial para a integração tecnológica em sala de aula. Eles são o “público alvo” das principais mudanças e estão na linha de frente para adaptação dos conteúdos. A nova geração já tem uma grande intimidade com o mundo digital, mas é necessário um bom preparo e um conteúdo otimizado para engajar e fazer com as aulas tragam inovação e novos aprendizados. 

Para que a introdução seja eficiente é necessário um contato e boa apresentação dos novos projetos à família. Os pais e responsáveis precisam entender o conteúdo passado e como ele refletirá no futuro dos filhos. Oficinas e apresentações são essenciais para o engajamento da família. 

Pesquisa para a implementação da tecnologia na educação:

Toda instituição de ensino, antes de inserir um novo conteúdo e, principalmente um conteúdo com embasamento digital, precisa estudar muito bem quais aplicações se adequam a sua real situação.

É preciso entender as demandas e qual a receptividade e o entendimento de cada turma da escola. Só assim a aplicação digital poderá ser proveitosa e eficiente. 

É interessante ter em mente:

  • Quais aparelhos tecnológicos os alunos mais usam fora da sala de aula;
  • Qual a intimidade com os programas, aplicativos e diferentes tipos de recursos disponíveis no mercado;
  • Quais informações ou conhecimento do uso da tecnologia os alunos mais podem precisar em suas futuras vidas profissionais;
  • Qual tecnologia as turmas mais gostariam de aprender ou dominar.

É necessário que a escola não olhe apenas para a infraestrutura, mas tenha estratégias para as múltiplas dimensões do comportamento digital

para que seja possível o aluno desenvolver autonomia, comunicação, acessar e produzir novas informações e conhecimentos, resolver problemas de maneira plena, tal como diz a competência cinco da BNCC. 

Só assim a aplicação da tecnologia na educação será útil. 

Prepare muito bem o território e sua equipe:

retenção-de-alunos

Além dos materiais e conteúdo, uma boa ambientação pode fazer grande diferença no resultado final. 

Um novo ambiente, por trazer uma sensação de novos ares e um novo núcleo de aprendizado unido a diversão, é extremamente engajador e pode trazer o brilho aos olhos de seus alunos. 

Sendo assim, uma nova ambientação pode ser de suma importância para a introdução do conteúdo digital. E não só apenas uma nova ambientação, a equipe e os alunos devem passar por um novo processo de imersão. Os professores precisam estar por dentro do conteúdo e de suas formas de transmissão  e os alunos precisam estar receptivos às novas práticas. 

Como a Mind Makers introduz a tecnologia na educação

O Pensamento Computacional é a disciplina Mind Makers que introduz os alunos ao contexto tecnológico e prepara para desafios do futuro. 

O pensamento computacional fornece uma estrutura poderosa para o estudo da computação, com ampla aplicação. É o processo de reconhecer tecnologias computacionais no mundo que nos cerca e aplicar ferramentas e técnicas da computação para entender e raciocinar sobre sistemas e processos naturais, sociais e artificiais. Ele permite que os alunos abordem problemas complexos dividindo-os em partes solucionáveis e desenvolvendo algoritmos para resolvê-los”.
Computing At School

Ao implementar a disciplina de Pensamento Computacional em sua grade curricular, portanto, a escola dá um passo de grande magnitude. Ela recebe uma nova ciência em sua matriz curricular, que veio para ocupar um lugar definitivo ao lado das ciências exatas, naturais e sociais. 

O pensamento computacional da Mind Makers trabalha desenvolvendo dezenas de habilidades especificamente definidas na BNCC, nas áreas das Ciências Exatas, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Artes… mas vai além. 

Acompanhamos os padrões de aprendizagem de nível internacional da CSTA (Computer Science Teachers Association) e ISTE (International Society for Technology in Education), que discriminam habilidades específicas refinadas do pensamento computacional. 

Além de toda estruturação conteudística para introdução tecnológica, a Mind Makers permite o desenvolvimento de um novo ambiente de sala de aula dedicada às práticas da disciplina. E também possibilita a preparação de profissionais dedicados à facilitação das aulas e desenvolvimentos práticos. 

Fazendo assim que sua instituição de ensino prepare seus alunos e equipe para os novos desafios do futuro altamente conectado. 

implantar-disciplina-pc-inovações-tecnologicas-na-educação

Copyright © 2021 Mind Makers. All rights reserved.